NOTA DE FALECIMENTO – PROF. DR. JACQUES DE MEDINA – 11/01/19

É com pesar que recebemos na data de hoje a notícia do falecimento do Prof. Dr. Jacques de Medina.

Em nome de todos os Associados da ABEDA, expressamos nossas homenagens a este importante profissional que tanto contribuiu para a Pavimentação Asfáltica em nosso país, cujo legado será eterno.

 

Sobre o Prof. Dr. Jacques de Medina:

Formado em Engenharia Civil, em 1947, e em Engenharia Elétrica, em 1948, pela então Universidade do Brasil (atual UFRJ), Jacques de Medina fez mestrado na Universidade de Purdue, em Indiana (EUA). Iniciou carreira em 1948, ao ingressar no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), onde montou laboratórios de referência, introduzindo no país os ensaios de carga repetida de solos e misturas asfálticas, e ensaios equivalentes de areia.

Em 15 de Setembro de 1959, participou da fundação da Associação Brasileira de Pavimentação – ABPv, na cidade do Rio de Janeiro. 

Medina assumiu em 1968 a coordenação da área de Geotecnia do Programa de Engenharia Civil da Coppe, implantada em 1967 . Um ano depois, partiu para o doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos. Medina assumiu o cargo e levou para a área a experiência que acumulara no DNER.

Na Coppe, criou disciplinas, montou laboratórios de referência, introduziu novos métodos numéricos, formou grupos de pesquisa de prestígio nacional e ajudou a mudar o cenário da pavimentação de estradas no Brasil.

Até 1994, quando se aposentou, o professor Medina orientou 35 dissertações de mestrado e teses de doutorado. Mesmo após a aposentadoria, continuou sua produção acadêmica e, até 2006, publicou um total de 105 artigos em periódicos e congressos nacionais e internacionais, sendo autor de oito livros.

Em 1996, como reconhecimento pela trajetória acadêmica, o Laboratório de Geotecnia da Coppe foi batizado com seu nome. Em 2008, recebeu o título de Professor Emérito da UFRJ.

As rodovias administradas pelo DNIT deverão ser dimensionadas em 2019 de acordo com novo método de pavimentação asfáltica, denominado Medina, em homenagem a Jacques de Medina, pois foi o introdutor da Mecânica dos Pavimentos no Brasil.

(Fonte: ABPv)